Trabalho de Geografia
Escola: Profº José Rodrigues Leite
Turma: Piauí; Sala: 202
Profº: Ribamar Santiago
Trabalho De Geografia
Assunto: Revolução Agricola, Revolução Verde e Biotecnologia.
Rio Branco, 20 de Agosto de 2013
1. INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem o objetivo de mostrar os pontos negativos e positivos na Revolução Agrícola e Verde e a Biotecnologia. Mostra também a opinião do aluno e a sua bibliografia.
2. DESENVOLVIMENTO: Revolução Agrícola
Pontos Positivos:
Os produtos cultivados variavam de região para região, com a natural predominância de espécies nativas, como os cereais (trigo e cevada), o milho, raízes (batata-doce e mandioca) e o arroz, principalmente.
Mesmo quando transumante, o grupo agrícola tinha que se fixar num local o tempo suficiente para que sua plantação produzisse ao menos uma vez.
Com o tempo, aprenderam a cultivar seus próprios cereias: limpavam o terreno, plantavam sementes e realizavam as colheitas. Havia terra de sobra e, por isso, eles cultivavam cada área até que o solo se esgotasse.
Pontos Negativos:
A revolução agrícola paulatinamente destrói formas de existência anteriores, e os povos que se mantêm coletores são poucos e facilmente assimiláveis às ideias da revolução, quando atingidos.
Acredita-se, portanto, que durante muito tempo a atividade agrícola não fixou em definitivo o homem ao solo; apenas o deixou mais sedentário do que quando coletor e caçador.
O crescimento populacional e a queda da fertilidade dos solos utilizados após anos de sucessivas culturas no continente europeu causaram, entre outros problemas, a escassez de alimentos.
Revolução Verde:
Pontos Positivos:
É um amplo programa idealizado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio do 'melhoramento genético' de sementes, uso intensivo de insumos industriais, mecanização e redução do custo de manejo.