Trabalho De Geografia 11
A origem do nome ÁFRICA driva de avringa ou africa, tribo berbere que na Antiguidade habitava o norte do continente. Começa a ser usado pelos romanos a partir da conquista de Cartago para designar províncias a noroeste do Mediterrâneo africano ( atuais Tunísia e Argélia). No século XVI, com o avanço dos europeus para o sul, o nome generaliza-se para todo o continente.
O continente africano é o terceiro maior do mundo. É banhado a Leste pelo Oceano Atlântico e a Oeste pelo Oceano Índico. Ao Norte, é separado do continente europeu pelo Mar Mediterrâneo; e a Nordeste, é separado da Ásia pelo Mar Vermelho e pelo Canal do Suez, localizado no Egito. O continente africano é dividido em duas regiões principais: África Subsaariana e África do norte. A primeira compreende toda a região desse continente que se encontra abaixo do deserto do saara, caracterizada pela população de maioria negra e pela maior diversidade étnica. A segunda encontra-se mais ao norte e compreende as populações africanas árabes.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO CONTINENTE AFRICANO
É cortado pelo Equador e 75% do território situa-se entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. É o continente mais tropical, embora possua faixas subtropicais nas extremidades Norte e Sul. Predominam altas temperaturas. Um terço do território é de áreas desérticas, 40% não têm rios. As terras aráveis somam 17,8% e as florestas, 31,5%. Detém 69% das terras áridas do planeta. O litoral é pouco recortado. As planícies são ocupadas por lagunas e pântanos. Apresenta cadeias de montanhas ao norte, aos Atlas, na Tunísia, Argélia e Marrocos.
ASPECTOS FÍSICOS
O continente africano está separado da Europa pelo Mar Mediterrâneo e liga-se á Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez. No entanto, o continente africano ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com Ásia a placa Euroasiática. Ao norte, é banhado pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental