oxidos e o meio ambiente
Diante do tema proposto, óxidos e o meio ambiente, falaremos sobre os riscos e os perigos que estes podem fazer. Há uma grande preocupação em relação aos óxidos, um em especial denominado de gás carbônico (CO2). Ele tem aumentado gradativamente em nossa atmosfera, assim um grande problema vem acontecendo que são as chuvas ácidas, que podem destruir florestas, acabar com os nutrientes do solo, matar a vida aquática e prejudicar a saúde humana. O efeito Estufa, também está sendo um fato negativo provocado pelo aquecimento do planeta em função da quantidade de CO2 atmosférico.
Deste modo, o objetivo principal desse trabalho é mostrar o quão prejudicial os óxidos podem ser para nosso meio ambiente, assim como, citar alguns pontos positivos que eles possuem.
ÓXIDOS E O MEIO AMBIENTE Os óxidos são gerados a partir de diversas atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis.
Os óxidos responsáveis pelo desequilíbrio ambiental são:
Monóxido de Carbono - CO: é formado através da queima incompleta de combustíveis derivados do petróleo, como gasolina, querosene, óleo diesel e também através das queimadas nas florestas. Por ser um gás altamente tóxico, se inalado, faz uma ligação estável com a hemoglobina do sangue e produz no organismo sintomas como dores de cabeça, lentidão no raciocínio e na habilidade motora e até mesmo a morte por asfixia.
Dióxido de Carbono - CO2: mais conhecido gás carbônico, é formado como resultado da queima dos combustíveis derivados do petróleo. Não é um gás poluente, mas é o responsável pelo efeito estufa e aquecimento global. O gás carbônico é absorvido pelas plantas que o transformam em oxigênio, porém o desmatamento, as queimadas e o aumento de veículos contribuem para o aumento do gás carbônico, e como consequência, surgem o efeito estufa e o aquecimento global.
Dióxido de Enxofre - SO2: se forma através da queima do enxofre. Possui cheiro forte e irritante. Em contato com o oxigênio do ar, dá origem ao