Aula Cal
Os óxidos são substâncias formadas pela combinação de um ou mais átomos de oxigênio com um ou mais átomos de um outro elemento menos eletronegativo que o oxigênio. Duas das mais importantes classificações dos óxidos são: óxidos ácidos e óxidos básicos. Ambos possuem grande inserção em nosso cotidiano, mas revestidos de outros significados, como, por exemplo, a “cal”, a “ferrugem”, o “gás do refrigerante”, dentre outros.
Uma discussão mais profunda sobre os óxidos deve ser feita, deixando claro o conceito de óxidos básicos e óxidos ácidos, de acordo com o grau de compreensão dos estudantes. Nesse momento, pode-se identificar o gás presente na água com sendo o óxido ácido CO2 (dióxido de carbono) e a cal como o óxido básico CaO (óxido de cálcio).
Para melhor compreensão do fenômeno ocorrido, pode-se iniciar a discussão sobre as reações químicas que envolvem óxidos ácidos e básicos. Dessa forma, considerando que tanto o CO2 quanto o CaO estão em meio aquoso, a reação 1 (exclusivamente no frasco com água com gás) e a reação 2 (em ambos os frascos) ocorrem.
Reação 1: CO2 (aq) + H2O (l) ------------- H2CO3 (aq)
Reação 2: Cao (s) + H2O (l) ------------- Ca(OH)2 (aq)
Ainda é possível discutir reações de neutralização, envolvendo ácidos e bases, que servirão de suporte para a conclusão de que, no frasco onde ocorreram as reações 1 e 2, houve também a reação 3.
Reação 3: H2CO3 (aq) + Ca(OH)2 (aq) ---------- CaCO3 (s) + 2H2O (l)
Ao término da discussão, os estudantes concluirão que ao adicionar