Microscopia
Os óxidos são compostos binários , ou seja, formados apenas por dois elementos, sendo um deles o oxigênio e sendo ele o elemento mais eletronegativo. São classificados em óxidos ácidos, óxidos básicos, óxidos anfóteros e óxidos neutros.
Óxidos ácidos são formados por ametais ou por metais com carga maior que 4, como por exemplo Mn6+ . São compostos moleculares e em temperatura ambiente, geralmente, são gasosos, geralmente são óxidos de elementos fortemente eletronegativos, situados na extremidade direita da tabela periódica. Um óxido ácido pode ser considerado como sendo um ácido que “perdeu água”, por isso também é conhecido como anidrido ácido. A reação de um óxido ácido ocorre com água ou com uma base, quando em reação com a água ,o seu produto será um ácido (CO2 + H2O - H2CO3 ), e em reação com uma base, o seu produto será sal e água (CO2 + Ca(OH)2 - CaCO3 + H2O ).
A nomenclatura se da da seguinte maneira:
( nº de átomo + “óxido de” + nº de átomos + nome do elemento) de oxigênio do elemento
Ex: CO2 = Dióxido de Carbono
Principais óxidos ácidos:
CO2 – Dióxido de Carbono: é encontrado na atmosfera, como resultado da respiração humana, queima de combustíveis fósseis e florestas, é utilizado como gás de refrigerantes e em águas minerais, pois submetidos em alta pressão são solúveis em água, é ele que produz o caráter ácido desses produtos. É popularmente conhecido como gelo seco, quando submetido à uma temperatura abaixo de 78°C se encontrando no estado sólido, porém em temperatura ambiente ele passa para o estado líquido e sublima, por possuir essa característica ele é muito usado em recursos cênicos em shows, filmes, festas, etc.
SO2 e SO3 - Óxidos de enxofre: esses óxidos estão presentes na atmosfera, sendo de origem natural e artificial. A natural se dá por meio da decomposição de vegetais e animais e a artificial pela liberação desse óxido por meio da queima de combustíveis fósseis,