A Química e o Meio Ambiente. Óxidos e a Contaminação Ambiental.
A Química e o Meio Ambiente.
Óxidos e a Contaminação Ambiental.
TÍTULO: A Química e o Meio Ambiente. Óxidos e a Contaminação Ambiental.
A Química hoje é vista como prejudicial ao meio ambiente, pois são gerados vários problemas através dela, como principais: “chuva ácida, redução da camada de ozônio, aumento do efeito estufa”, no entanto a química pode e ajudar o meio ambiente diminuindo poluições em geral, a chuva ácida é causada através da emissão de gases nocivos ocasionando danos a lagos, rios e floresta, também prejudicial à camada de ozônio. Essas substâncias não tem efeito direto sobre o ser humano, mas pode prejudicar a natureza, sendo assim prejudicial ao homem. Hoje temos muitos problemas relacionados ao esgoto ao céu aberto levando substâncias que demoram a se decompor no meio ambiente, falta de saneamento básico. O homem acaba ajudando de várias formas na contaminação, usando sem necessidade, pesticidas e fertilizantes no terreno em que utiliza para plantar seus alimentos.
A causa da Eutrofização, gerada em lagos e demais locais com água parada, é causada através do nitrogênio e do fósforo, gerando crescimento de plantas e algas, reduzindo o oxigênio dissolvido na água, prejudicando principalmente aos seres aquáticos.
Os maiores poluentes atmosféricos urbanos são: óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e óxidos de carbono:
Óxidos de nitrogênio:
De acordo com a necessidade de produzir muito mais alimentos ocasionou no aumento do uso de fertilizantes com nitrogênio que auxilia na rapidez do crescimento das plantas ajudando com uma produção maior, quando é utilizado o óxido de nitrogênio retém 300 vezes a quantidade de calor do que o dióxido de carbono, porém acaba causando a aceleração do processo de aquecimento global.
Óxidos de enxofre:
Os causadores de poluição que são as indústrias que soltam os restos das substâncias queimadas na atmosfera, pois com o tempo essas substâncias