Conotação e denotação
Poluição por produtos químicos por: Caroline Guimarães da Costa
Felipe Maciel
Gustavo Gonçalves
Juliana Morais
Leandro Mesquita
Thayná Soares
Niterói, 31 de Março de 2014.
Universidade Estácio de Sá
Trabalho de Ciências do Ambiente, sob orientação do professor Ubirajara, para obtenção de nota.
Poluição por produtos químicos por: Caroline Guimarães da Costa
Felipe Maciel
Gustavo Gonçalves
Juliana Morais
Leandro Mesquita
Thayná Soares
Niterói, 31 de Março de 2014.
SUMÁRIO
1 INTRUDUÇÃO
2 ABSTRACT
3 POLUIÇÃO QUIMICA DA ÁGUA
4 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
5 CONCLUSÃO
6 REFERÊNCIAS
7 ANEXOS
INTRODUÇÃO
A poluição é causada no meio ambiente por diversas formas, direta ou indiretamente, causando danos que, na maioria das vezes, são irreversíveis e com perdas significativas. A poluição química pode ser intencional ou acidental. A mais comum é a primeira forma, pois muitas indústrias despejam produtos químicos em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento. É comum também a ocorrência de poluição na zona rural, através da contaminação do solo pelo uso excessivo e irregular de pesticidas. A poluição química praticamente elimina a possibilidade de vida nos rios e lagos contaminados. Todo ecossistema pode ser seriamente prejudicado nestes casos. Além de peixes e plantas aquáticas, aves que se alimentam destes peixes também podem morrer.
No solo, pode gerar problemas de contaminação de lençóis freáticos, nascentes de água e até deixar um terreno impróprio para a agricultura ou construção de habitações.
Outro sério problema é quando ocorre o contato de seres humanos com solo ou água contaminada por produtos químicos, pois pode haver o desenvolvimento de doenças ou problemas graves de saúde.
Descontaminar solo ou água é um processo de alto custo e , muitas vezes, demorado. Existem casos de terrenos, contaminados