Poluição
No âmbito da avaliação da disciplina de Biologia foi proposto a realização de um trabalho. O tema, deste é “Preservar e recuperar o meio ambiente”.
Os diferentes domínios da Terra formam um sistema em equilíbrio. O Homem é aquele que mais interfere neste equilíbrio.
Ao longo da sua história, o Homem tem vindo a fazer progressos sociais, tecnológicos e económicos de tal forma que ganhou capacidade de alterar a natureza.
Desde os tempos primitivos que o Homem retira do meio ambiente recursos necessários à sua sobrevivência na Terra. Actualmente, os recursos que a Terra nos fornece são bens cada vez mais escassos. No entanto, continua ser a natureza que fornece ao Homem os mais diversos recursos que utilizamos diariamente e que são fundamentais para o nosso bem-estar.
Contudo, a presença do Homem na Terra tem degradado as condições ambientais, através da produção excessiva de resíduos, resultantes da poluição. O aumento da poluição deve-se essencialmente ao crescimento demográfico e a um grande progresso industrial e tecnológico.
Com o desejo de atingir uma rápida expansão económica e de melhorar o seu nível de vida, o Homem esqueceu-se da necessidade vital de respeitar o equilíbrio ambiental.
Na Terra ocorrem fenómenos que podem pôr em risco os ecossistemas
Com o passar dos tempos, o Homem têm recorrido, cada vez mais à natureza, para obtenção de recursos. Mas, a sua acção perante o ambiente tem sido excessiva, estimulando as alterações climáticas.
Estas alterações em conjunto com as catástrofes naturais provocam perturbações que afectam negativamente os ecossistemas. Contudo, estes conseguem regressar à sua dinâmica normal.
Os problemas que afectam os ecossistemas são a contaminação e a poluição. A contaminação consiste na introdução de elementos em elevadas concentrações, isto é, acima dos valores normais, cuja origem pode ser natural ou humana. As altas concentrações poderão levar à poluição. Esta baseia-se nas alterações do