Sexualidade e gravidez na adolescência
Rafael Caminha CARO
Renato QUADRADO
Antonio de Queiroz Pereira CALÇAS
RESUMO: Esse trabalho foi elaborado com o objetivo de revisar a literatura sobre a sexualidade e gravidez na adolescência tendo como foco principal as políticas publicas relacionadas ao tema. No decorrer do artigo abordaremos os fatores de risco que levam gravidez na adolescência, mostrando também as conseqüências que esse evento trás. Outro ponto a ser abordado é a configuração do pai adolescente.
Palavras-chaves: Gravidez. Adolescência. Sexualidade. Politicas. Publicas.
ABSTRACT: This work was done with the objective of reviewing the literature on sexuality and teenage pregnancy focusing mainly on public policies related to the theme. Throughout the article we discuss the risk factors that lead to teen pregnancy, also showing the consequences behind this event. Another point to be addressed is the configuration of the teenage father.
Keywords: Pregnancy. Adolescents. Sexuality. Public. Policy
1 INTRODUÇÃO
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças, caracterizadas principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social (YAZLLE 2006).
Hercowitz (2002) descreve que, o desenvolvimento da sexualidade faz parte do crescimento do indivíduo, em direção a sua identidade adulta. Modificações do padrão comportamental dos adolescentes, no exercício de sua sexualidade, vêm exigindo maior atenção dos profissionais de saúde, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce.
Nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando significativamente tanto no Brasil como no mundo. No Brasil, observa se que, apesar do declínio das taxas de fecundidade desde o início dos anos 70, é cada vez maior a proporção de partos entre as