Assistente Social
PROJETO BRINCADEIRA DE CRIANÇA
A presente proposta visa conscientização adolescente e jovem o exercício da sua sexualidade de forma responsável, prazerosa e saudável e oferecer critérios para o discernimento e adoção de comportamentos que efetivem os citados desejos e ainda oportunizar esclarecimentos e reflexões acerca do aborto, doenças sexualmente transmissíveis e de que forma a iniciação da vida sexual na adolescência influi nos estudos e na escolha de uma carreira profissional.
De maneiras diversas, as pessoas exercem formas de controle uns sobre os outros, bem como escapam e resistem a este poder. O dispositivo da sexualidade perpassa espaços em comunidades, instaura regras e normas, estabelecem mudanças no modo pelo quais os indivíduos dão sentido e valor a sua conduta, desejos, prazeres, sentimentos e sonhos. Saber lidar de modo sábio com toda essa situação é de suma importância para se levar uma vida mais feliz e satisfatória.
1.Justificativa:
A sexualidade é atualmente vista como um problema de saúde pública, sendo a escola local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de adolescentes e jovens.
A respeito dessa questão os PCN (1997) afirmam: A partir de meados dos anos 80, a demanda por trabalhos na área da sexualidade nas comunidades aumentou devido à preocupação das instituições que atuam no local, com o grande crescimento da gravidez indesejada entre as adolescentes e jovens com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da AIDS) entre os jovens.
“Uns dos principais problemas enfrentados pelos os adolescentes e jovens nos dias atuais estão relacionados à sexualidade, em especial a gravidez indesejada na adolescência, fato esse que implica no desenvolvimento educacional, cultural e lazer, que vem causando muito a evasão escolar demuitas adolescentes e jovens”.
Tal fato demonstra a falha tanto na família, sociedade quanto na escola que, não foram capazes de fornecer orientações sexuais