Assistente social
O assistente social é o profissional que, com base em conhecimentos técnicos adquiridos na faculdade, atua no atendimento individual ou coletivo de pessoas, buscando nos próprios participantes a solução ou a minimização de problemas sociais, a fim de promover neles a capacidade de gerar habilidades, fazendo com que consigam resolver os seus problemas, se tornando mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades e atitudes.
C&S - Em quais campos profissionais o assistente social pode atuar?
O assistente social pode atuar em empresas, órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Nas empresas, o assistente social exerce o seu trabalho elaborando ou implementando projetos, realizando atendimentos aos funcionários, desenvolvendo treinamentos organizacionais e programas com ações preventivas e educativas, sempre pensando no bem-estar do indivíduo. Na área organizacional, o assistente social também atende a comunidade caso a organização esteja envolvida em algum trabalho com este enfoque. O assistente social também pode exercer a sua atividade de forma autônoma como consultor organizacional. Nos órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, o assistente social elabora projetos que atendam a demanda dos referidos órgãos.
C&S - Como funciona a regulamentação profissional; é obrigatório ter curso superior?
Para exercer a profissão de assistente social é necessário cursar quatro anos de nível superior em Serviço Social e estar devidamente regulamentada no CRESS - Conselho Regional de Serviço Social, órgão que regulamenta a profissão. Lembramos também que a nossa profissão tem até uma data de comemoração: no dia 15 de maio comemora-se o Dia do Assistente Social.
C&S - Do ponto de vista de personalidade (habilidades/competências), quais as aptidões que este profissional deve ter?
As principais características que um