Rafael RJ
Sintetizar e modelar um polímero a base de ureia e formaldeído
II. Introdução Teórica
O polímero é uma grande molécula formada pela junção de inúmeras moléculas menores chamadas de monômeros, esse processo denomina-se polimerização.
Não é necessário pensar muito para descobrirmos a importância dos polímeros no dia-a-dia, pense apenas em materiais plásticos como parte de automóveis, peças de eletrônicos, sacolas, canos de PVC, tintas e muitos outros produtos, pois tem uma facilidade de serem moldados e de reunir-se varias características em apenas um material, por exemplo a fibra de carbono, um material muito leve e com considerável resistência.
III. Materiais e reagentes
a) Proveta de 50mL
b) Béquer de 250mL
c) Espátulas
d) Molde
e) Uréia
f) Formaldeído
g) Solução de HCl a 10%
h) Corantes alimentícios
i) Balança Marte, modelo A500
IV. Procedimento Experimental
a) Pesamos cerca de 15 gramas de uréia em um béquer de 250mL.
b) Em seguida adicionamos 28mL de formaldeído na capela, retornamos a bancada e acrescentamos o corante.
c) Agitamos o béquer com movimentos circulares até dissolver completamente a uréia.
d) Adicionamos 2 mL de ácido clorídrico a 10%, agitamos rapidamente, vertemos o material em formas engraxadas com vaselina.
e) Aguardamos cerca de 15 minutos para retirar o polímero das formas.
V. Resultados e discussão.
Pudemos observar que após adição de ácido clorídrico, é necessário enformar rapidamente o material porque a reação é rápida e o material começa a solidificar, neste momento acontece uma grande liberação de calor e uma notável diferença de intensidade na cor, o tom escuro do liquido, clarificou-se após tornar solido o polímero, assim obtivemos um material semelhante a um plástico porém pouco resistente. Notamos alguns poros no material já solido, provavelmente advindo de bolhas de ar e da retirada precoce da forma.
VI. Conclusão
Concluímos que o meio antes de ser colocado o ácido deve se