Graduando
Instituto de Engenharia e Geociências
Programa de Ciência e Tecnologia
Engenharia Física
Laboratório de Circuitos Elétricos
Ana Karina Monteiro Bentes
Brenda Freitas
Flávio Dias
Jonatha Monte
Renato Trevisan Signori
Rodolfo Pinto
Experiência 01: Circuitos em RLC – Ressonância.
Santarém – Pará
Novembro – 2014
Ana Karina Monteiro Bentes
Brenda Freitas
Flávio Dias
Jonatha Monte
Renato Trevisan Signori
Rodolfo Pinto
Relatório de Lab. Física IV: Circuito em RLC – Ressonância. Ministrado pelo professor Dr. Carlos Machado, como requisito parcial de nota na disciplina de laboratório de Física IV, no Programa de Ciência e Tecnologia do curso de Engenharia Física.
.
Santarém – Pará
Novembro – 2014
1. Introdução
A ressonância é um fenômeno comum que ocorre em vários campos da Física. Devido sua importância em situações técnicas, podemos destaca-los em duas formas, em termos de frequência: 1. Onde a fonte externa vibra em determinada frequência natural do sistema; 2. Em energia, onde ocorre a máxima transferência de energia pela fonte ao sistema.
Na experiência estudaremos no caso do circuito em RLC.
O experimento tem como função de se analisar o comportamento de um Circuito RLC - Ressonância em função da frequência.
2. Contexto histórico
A primeira evidência de que um capacitor pode produzir oscilações elétricas foi descoberta em 1826 pelo cientista francês Felix Savary. Verificou-se que quando uma garrafa de Leyden é descarregada através de um fio enrolado em torno de uma agulha de ferro, por vezes, a agulha é deixada magnetizada num sentido e, por vezes, na direção oposta. Deduziu-se que este era causada por uma corrente no fio de descarga oscilante amortecido, o que inverte a magnetização da agulha para trás e para frente até que ele era demasiadamente pequeno para produzir um efeito, deixando a agulha magnetizada numa direção