Extração do DNA do mamão
- O que é DNA?
- A descoberta do DNA;
- Objetivo;
- Ingredientes que foram utilizados na extração do DNA do mamão:
- Metodologia;
- Resultado e discursão;
O que é DNA?
São fitas de uma substancia química chamado Ácido desoxirribonucleico, que pode conter todas as informação necessário para que possa fabricar todas as proteínas e denominar as característica genéticas do indivíduo como a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, os grupos sanguíneos e altura, etc.
A descoberta do DNA:
Há mais de 50 anos foi descoberto que o DNA é o material que compõe os genes, embora já soubessem que os genes estão nos cromossomos. Quem descobriu o DNA foi um cientista suíço chamado Johann Friedrich Miesther, no século XIX. Johann trabalhou com o núcleo de leucócitos retirados do pus de assaduras de ferimentos infeccionados e identificou uma substância desconhecida, que possuía nitrogênio e fósforo na composição.
Após algumas pesquisas, ele verificou que esta substância descoberta era ácida e estava presente em todos os núcleos celulares, e que haviam dois tipos de ácidos, uma ribose e uma desoxirribose.
Objetivo:
Neste tema temos como objetivo extrair o DNA de frutas e passar um pouco do conhecimento que temos a respeito do DNA. O DNA é uma macro - molécula orgânica que contém as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus.
Ingredientes que foram utilizados na extração do DNA do mamão:
- Mamão;
- Saco plástico;
- Detergente;
- Sal;
- Água morna;
- 2 Papel filtro;
- Álcool 70% (Gelado);
- 1 colher de Sopa e 1 colher de Chá.
Metodologia:
Passo 1: Cortar o mamão;
Passo 2: Tirar o ar presente no saco;
Passo 3: Vedar o saco plástico;
Passo 4: Amasse o mamão em um saco plástico;
Passo 5: Acrescentar uma colher de sopa de detergente;
Passo 6: Acrescentar uma colher de chá de sal;
Passo 7: Homogeneizar