trabalho de fordismo
Administração 3° semestre
Autor: Matheus Fideles da Silva
Fordismo no século 21
O novo perfil do trabalhador do século 21
SUMÁRIO
1-Introdução
2-Desenvolvimento
2-1_ Fundamentos e teoria Organizacional
Os princípios básicos de Ford
2-2_Comunicação e linguagem
2-2-1_Trabalhador moderno e a flexibilidade do mercado
2-1-2 Vendendo agua no estilo de Ford
2-2-2_McDonald’s
2-3_Homem, cultura e sociedade
2-3-1“A corrosão do Caráter:
As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”
2-4_comportamento organizacional 2-4-2_ Revolução da informatização
3-considerações finais
4 - Referencia
1-Introdução
No início do século 20 surgiu uma nova dinâmica capitalista, Desenvolveu-se a produção em massa, com enormes fábricas, que produziam de tudo, a custo baixo para uma grande massa de consumidores.
Era uma época de aumento de renda, empregos e direitos sociais e de consumo para a parte trabalhadora. Mas para isso funcionar foram criados novos mecanismos de controle e trabalho. O primeiro a se difundira com força total foi a teoria de Frederic Taylor “ o Pai da administração cientifica “ que procurou racionalizar os tempos e movimentos dentro das fabricas. Assim ele criou um método no qual os trabalhadores eram supervisionados por chefes e gerentes na execução de tarefas que deveriam ser executada da forma “Certa”.
Anos mais tarde o industrial Henry Ford procurou aperfeiçoar as ideias de Taylor. Sendo assim ele criou a linha de montagem e os processos de trabalho foram semi-automatizados. A criação da linha de montagem acelerou o processo de criação, uma maior produção em um tempo bem menor.
O grande objetivo de Ford era a criação do carro modelo T em grande escala para o consumo em massa. Seus resultados foram realmente impressionantes, em 1912 o primeiro carro produzido em 12 horas, um ano depois o mesmo carro era produzido em