Trabalho De Filosofia
Filosofia
Barreiras-Ba
Ética Medieval
Ética Moderna
Ética Contemporânea
Identificação
Escola São José
Aluna : Iana Paula Rocha da Silva
2ª série do Ensino Médio “A”
Prof.ª : Arleide
Nota : ______
Sumário
Introdução------------- Pág. 5
Concepção Ética-------- Pág. 6
Ética Medieval------------- Pág. 7
Ética Moderna-------------- Pág. 8
Ética Contemporânea---------- Pág. 9
Conclusão ---------------------- Pág. 10
Anexos--------------------------- Pág.11
Introdução
A seguir, irei fazer um documentário reflexivo filosófico, tendo como base o estudo relacionado aos tipos de ética, sendo elas, medievais, modernas e contemporâneas.
Um documentário elaborado pela professora de Filosofia Arleide, com intuito de realizar a primeira nota do II Bimestre de 2014, com um peso de 3,0 pontos.
Concepção Ética:
Ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas, é o conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo e o que é errado para uma pessoa, grupo ou organização. Ser ético, nada mais é do que agir direito, de acordo com os valores morais de uma sociedade, proceder bem, sem prejudicar os outros. Ética é como os seres humanos deveriam agir.
Ética Medieval:
Dentre as concepções filosóficas que influenciaram fortemente o conceito de ética medieval, cabe destacar as ideias de Santo Agostinho, Santo Anselmo e São Tomás de Aquino.
Para Santo Agostinho a verdade é uma questão de fé, é revelada por Deus, superando a razão; subordinando o Estado e a política à autoridade da Igreja.
Houve também uma subordinação da ética à moral; com a última sobrepondo-se a primeira e invertendo a ótica a favor da heteronomia pautada pelo cristianismo.
O catolicismo alterou profundamente a ética, introduzindo a ideia de que a bondade, uma vida virtuosa, só podia ser alcançada pela vontade de Deus, desvinculando a felicidade da racionalização do mundo.
Embora a máxima