A regia o Centro
Na capital do país, havia a predominância de gêneros musicais como o forró e a música sertaneja com a presença de nomes como Ney Matogrosso, até final dos anos 70, porém, várias bandas de rock dominaram o cenário musical da região no início dos anos 80 , como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, todos com influências punks em suas músicas, que foram rapidamente sendo reconhecidas nacionalmente, fazendo com que o estilo musical predomine até os dias atuais na região.
As culturas do Mato Grosso e do Mato Grosso do sul são muito parecidas, em relação às manifestações, danças e festas. Nelas, ocorrem as quadrilhas, que fazem parte do folclore da região Centro-Oeste também. Outro ritmo musical bem popular nesses estados é o polca-rock, que é um resultado da mistura de ritmos como: o blues, o folk, o pop, o metal, o grunge, o rock progressivo e o jazz.
Além de gêneros musicais, é possível de se deparar com estilos de danças diferentes na região Centro-Oeste, como o Cururu, o Siriri, a Guarânia, a Viola-de-Cocho, que são comuns no estado de Mato Grosso. Além deles, há eventos muitos conhecidos, como o Carnagoiânia, as Romarias do Divino Pai Eterno, Congada de Catalão, as Cavalhadas de Pirenópolis, que são festas típicas do estado de Goiás.
A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, pois recebeu as contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e