Trabalho de filosofia
Belo Horizonte
2013
1)Quem foi Sófocles? Sófocles nasceu no ano de 496 a.C em um subúrbio de Atenas, chamado
Colono.Durante sua longa vida, Sófocles presenciou a expansão, o apogeu e a decadência do império ateniense.
O poeta participou ativamente da vida política de sua pátria; foi tesoureiro –geral de Atenas e foi eleito no mínimo duas vezes comandante do exercito em expedições militares. Porém, em termos de renome, nessas atividades, ele ficou muito aquém desua excelência como poeta.
Sobre Sofócles poeta, pode-se dizer que jamais foi igualado na história literária de Atenas, com aproximadamente 123 peças teatrais, das quais obteve vitória em 24 concursos trágicos.
Morreu em 406 em sua querida Colono, cujas belezas retratou nos versos de sua obra Édipo em Colono.
2)Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.
Édipo em Colono relata os últimos dias da vida de Édipo, velho, cego, mendigo e expatriado. Expulso de sua própria Tebas, sem o auxílio de seus dois filhos homens, que se interessam mais pelo trono do que pelo pai, o errante Édipo acaba chegando a Colono, no território ateniense. O Édipo idoso é diferente do jovem Édipo rei de Tebas, que cego vê melhor do que quando possuia o sentido da visão. A velhice e o sofrimento o tornaram sábio e obediente aos oráculos. E é justamente um oráculo que prediz publicamente que, onde Édipo estiver, vivo ou morto, a cidade será vitoriosa sobre Tebas. Isto causa uma disputa interessante, os que antes o abandonaram agora o querem de volta. Tanto Creonte quanto Polinice - rivais na guerra - tentam de várias maneiras levar Édipo consigo. Mas tanto um como outro são amaldiçõados por ele. Édipo solicita a proteção a Teseu, rei de Colono, garantindo que a predição somente traria benefícios a Atenas.
Édipo é amparado por sua filha Antígona, que o acompanha em sua vida errante. Ismene também o auxilia. Tem-se dito que todos heróis de