Agronegocio
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuário é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais. A dinâmica do agronegócio pode ser entendida por três dimensões que é: “dentro da porteira”, “pré – porteira” e a "pós-porteira". A primeira compreende os produtores rurais constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou pessoas Jurídicas (empresas). A segunda representada elas indústrias e comercio que fornecem insumos para a produção rural. A terceira está à compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. O projeto de territorialização do agronegócio tem uma ligação com outros projetos. Observando a dinâmica territorial da região amazônica em especifico a região que compreende o sudeste paraense, e claro ver como essas relações são bem amigáveis. Na região com a necessidade de expansão e preciso construir uma arsenal territorial para a atividades agropecuária.
E na visita de campo tivemos a oportunidade de conhecer a fazenda taboquinha situada no município de Marabá, Rod. PA 150 – Km 08, foi possível compreender um pouco mais sobre esse projeto que é o agronegócio na região sul e sudeste do estado do Pará. A fazenda Revemar como e popularmente conhecida, pois pertenci ao grupo Revemar tem 15.080 hectares, que estão divididos em área de reserva legal, área para plantio do eucalipto, área para plantio de milho e Mombaça, e o restante e pastagem.
Segundo o paulista José Francisco Diamantino, o rebanho paraense é muito bom e está crescendo em qualidade e quantidade.
REBANHO DA FAZENDA REVEMAR
“Os pecuaristas da região são todos competentes e tradicionais”, diz. “São, na sua maioria, de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, trabalham muito bem a questão de sanidade e procuram a precocidade dos animais...” Diamantino usa