Trabalho de filosofia
Displina: Filosofia e Ética
Aluno: Allisson
1) Duas respostas foram dadas para o surgimento da filosofia, a primeira nos fins do século XIX e começo do século XX dizia que a filosofia nasceu por uma ruptura radical com os mitos, sendo assim a primeira explicação cientifica da realidade produzida no ocidente. A segunda resposta foi dada em meados do século XX por antropólogos e historiadores que mostraram a importância dos mitos na organização sociocultural das sociedades e como os mitos estavam enraigados nos modos de pensar e agir da sociedade. Dizia-se que os gregos acreditavam em seus mitos e que a filosofia nasceu vagarosamente através da racionalização dos mitos. Com relação a diferença entre o pensamento filosófico e o mito , pode se dizer que o mito narra a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais personalizadas e a filosofia explica a produção natural das coisas por elementos e causas impessoais, o mito não se importa com contradições já a filosofia não admite contradições.
2) Duas teses foram apresentadas, a tese orientalista e a tese do milagre grego, estudos recentes mostram que ao se afastar dos exageros da ideia de um milagre grego, podemos perceber que de fato os gregos imprimiram mudanças de qualidade profunda nos conhecimentos recebidos do oriente e de outras culturas precedentes. Dessas mudanças existem quatro que dão a ideia da originalidade grega, saõ elas: com relação aos mitos, com relação aos conhecimentos, com relação a organização social e política e com relação ao pensamento.
3) Os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia foram: as viagens marítimas, a invenção do calendário e da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política.