Trabalho De Filosofia Corre O
Alunos:
Números:
Camila Augusto
Felipe Souza
Humberto Junior
Vinicius Lago
Professora: Gisele Garcia Plaza
37
17
20
36
Tema: Células Tronco e bi oética
Introdução:
Os avanços da biologia contemporânea apresentam uma série de questões para nós. Temos, por um lado, um aumento nas pesquisas com desenvolvimentos de novos campos e novas tecnologias. Por outro, os avanços dessas pesquisas trazem também uma série de questões éticas. Qual o limite dessas investigações? Além disso, os valores pessoais e questões socioeconômicas são determinantes sobre a maneira como os indivíduos entendem essas questões e se posicionam em relação a essas questões.
Células Tronco e bioética:
Recentes avanços nas pesquisas com células-tronco embrionárias têm proporcionado grande entusiasmo aos pesquisadores quanto à perspectiva de sucesso no tratamento de algumas enfermidades, a exemplo da doença de Parkinson, doença de
Alzheimer e do diabetes melitus tipo 1. Simultaneamente, resultados promissores neste campo da área biomédica também têm concorrido para proporcionar vários debates éticos, sempre presentes quando do advento de novas tecnologias.
Um dos conflitos éticos para a escolha de pré-embriões na obtenção de Levando-se em conta que grande número de pré-embriões crio-preservados são descartados após algum tempo de armazenagem ou podem permanecer estocados nos bancos com essa finalidade, sem que os pais biológicos reclamem, por eles após período superior a 3 anos, por que não utilizá-los em pesquisas?
Afinal, estariam promovendo um gesto altruísta, a semelhança da doação de um órgão para transplante. Julgamos que a maioria dos casais consentem a doação dos embriões excedentes para uso em pesquisa ou com o propósito terapêutico, caso já tenham constituído a sua prole. Neste aspecto o legislador brasileiro seguiu a orientação de países que detêm conhecimento de vanguarda na utilização de células-tronco embrionárias. O art. 5º da Lei de Biossegurança