filosofia da educação
A ATUALIDADE DA REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA
A reflexão antropológica atual visa analisar o homem de forma integral, diferentemente das vertentes antropológicas antigas que analisavam o homem de forma parcial, como a antropologia teológica, que analisava a homem a partir da perspectiva bíblico-religiosa; a antropologia filosófica que surgiu com os gregos e que não deixa de ser mais um ramo da filosofia do ser humano de corte especulativo; e ainda, as antropologias científicas que analisavam o homem a partir da perspectiva biológica.
Para Max Scheler, essas vertentes estavam distantes umas das outras e analisavam o homem do seu ponto de vista particular, sem levar em conta o ponto de vista das outras. A partir deste ponto de vista, concluiu-se que apenas a filosofia idealista, sem conhecer as contribuições que a ciência pode dar ao entendimento do homem, corre o risco de se tornar mera especulação, enquanto a antropologia elaborada segundo o rigor científico, corre o risco de permanecer em um positivismo acrítico de curto alcance.
Desta forma, a reflexão antropológica atual não ignora de forma alguma a natureza corporal como parte constituinte do ser humano, e apoia-se nos dados das ciências biológicas para compreende-lo sob essa perspectiva, e ainda conta com os dados das demais ciências humanas, como a História, Sociologia, Psicologia, para compreende-lo sob o ponto de vista sócio-cultural; no entanto, ela tem ainda um marcado acento filosófico, pois a antropologia filosófica arraiga-se no reflexivo, mediante o qual os dados científicos podem ser melhor compreendidos e explicados.
RELAÇÃO MORAL X ÉTICA
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta defini