Brincadeiras Infantis
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – FAFICH
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BRINCADEIRAS INFANTIS
GOIATUBA
2014
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA – FESG
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – FAFICH
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANACLAUDIA CANDIDA RODRIGUES
ARIANY BORGES
BLANDON MOREIRA
CAMILA ILÁRIO SILVA
DANIEL EDUARDO
ELIVAN BERNARDO
JONATHAN ALVES SILVA
JONYSON DUTRA BARBOSA
KASSYA GONZAGA DA SILVA
STEFFANY PEREIRA
WIGOR SILVA DE ANDRADE
BRINCADEIRAS INFANTIS
Trabalho apresentado no curso de Educação Física, na disciplina de Prática, como requisito parcial para obtenção de nota, sob orientação do prof. Gilmar.
GOIATUBA
2014
Corre cotia
É uma brincadeira de pega-pega em forma de ciranda. As crianças adoram. Até mesmo as pequenas, de 3 ou 4 anos, conseguem brincar. Para começar, vamos precisar de um lenço ou um pedaço de pano. As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma, após isso a criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
“Corre cotia Na casa da tia, Corre cipó Na casa da avó, Lencinho na mão Caiu no chão Moça(o) bonita(o) do meu coração. Criança: Posso jogar? Roda: Pode! Criança: Ninguém vai olhar? Roda: Não!”
Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada. Quando esta perceber, começa o pega-pega entre as duas. Quem está com o lenço é o pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder, fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.
Morto-vivo
Crianças lado a lado de frente para uma que estará sentada. O que está sentado grita bem alto: Morto para todos se abaixarem e Vivo! para