Revisao Libras Av1
Faculdade Educacional de Fernandópolis
Professora Aline Mara de Oliveira Vassoler
Fonoaudióloga – Crfa: 15929
Mestre em Semiótica e Linguística Geral – Universidade de São Paulo – SP
Doutoranda em Estudos Linguísticos – Universidade Estadual de São Paulo - SP
Atividades – aula 1 – revisão
1- Embora ainda exista polêmica sobre o assunto, como se deve se referir a pessoa com surdez/deficiência auditiva?
a) As pessoas com perda parcial da audição referem-se a si própria como deficiente, ao passo que aquelas que possuem perda total da audição preferem ser considerada deficiente auditivo.
b) As pessoas com perda parcial da audição referem-se a si própria como deficiente auditiva, ao passo que aquelas que possuem perda total da audição preferem ser consideradas surdas.
c) As pessoas com perda parcial da audição referem-se a si própria como surdo, ao passo que aquelas que possuem perda total da audição preferem ser considerado surdo total.
d) As pessoas com perda parcial da audição referem-se a si própria como deficiente auditiva simples, ao passo que aquelas que possuem perda total da audição preferem ser considerada deficiente auditiva total.
Resposta comentada:
b) As pessoas com perda parcial da audição referem-se a si própria como deficiente auditiva, ao passo que aquelas que possuem perda total da audição preferem ser consideradas surdas.
O termo deficiência auditiva está ligada à perda parcial ou total da audição do indivíduo, ou seja, a incapacidade de ouvir parcialmente ou total. No entanto, a Federação
Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a comunidade surda defendem que esse termo refere-se àqueles que não frequentam ou não estão vinculados com as associações de surdos e/ou não fazem uso da Língua de Sinais.
No entanto, algumas pessoas diagnosticadas com perda parcial auditiva (ouvem parcialmente), gostam de ser chamadas de deficiente auditivo e não aceitam serem chamadas de surdos.
2- Para a