Trabalho de farmacia
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
GUANAMBI
2011
ANDREIA
CARLOS
JACILENE
LUZIQUELE
MAGDA
MAYSA
VALERIA
ANIELLY
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESIDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
Trabalho apresentado á disciplina de Biossegurança como requisito de avaliação da segunda unidade do curso de Farmácia da Faculdade Guanambi.
Orientador (a):Profª:KamilaTuany Lacerda.
GUANAMBI
2011
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
Até a década de 80, os resíduos de saúde considerados perigosos incluíam aqueles provenientes de hospitais. A denominação de "lixo hospitalar" tornou-se comumente utilizada mesmo quando os resíduos não eram gerados em unidades hospitalares.
Atualmente, esse termo foi substituído por Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde - RSS, que engloba os resíduos produzidos por todos os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde - hospitais, ambulatórios, consultórios médicos e odontológicos, laboratórios farmácias, clinicas veterinárias, entre outros.
O Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde constitue-se no conjunto de procedimentos de gestão planejados e implementados apartir de bases científicas, técnicas, normativas e legais com o objetivo de minimizar a produção de resíduos. Como resultado do gerenciamento, obtem-se o encaminhamento seguro dos resíduos e sua eficácia visa a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem por objetivo principal contribuir para a melhor segregação dos resíduos promovendo a redução do seu volume e diminuindo a incidência de acidentes ocupacionais através de uma Educação Continuada. Visa estimular a reciclagem dos resíduos comuns para reduzir os custos com o manejo dos mesmos no cumprimento a Legislação vigente. Objetiva também aumentar a vida útil dos aterros sanitários e valas sépticas otimizando a sua utilização,