Fundamentos de enfermagem
LIVRO: “FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM” - CAPÍTULO: “ÉTICA E VALORES”/ "PATRICIA A. POTTER"
No capítulo “Ética e Valores” do livro “Fundamentos de Enfermagem” de Patricia A. Potter, a autora tem como tema orientar e habilitar o estudante a entender a perspectiva de enfermagem em ética com a finalidade de esclarecer valores profissionais visados na enfermagem, discutindo como os valores influenciam no cuidado do paciente, questões éticas nos dias atuais e como isso implica na enfermagem em uma situação clínica.
A autora problematiza o assunto quando cita a formação de valores, “... as pessoas adquirem os valores de muitas maneiras... o caráter dos pais influencia o que as crianças irão valorizar como adultos.” O que mostra a origem da discordância em determinadas situações que podem influenciar o cuidado com o paciente, pois cada pessoa aprende e vivencia determinada situação de princípio, valor, conduta do que é certo ou errado, e isso influenciará de diferentes formas em como proceder em determinadas situações, e com isso a possibilidade de divergir com a opinião de outros indivíduos, nesse caso, de outros profissionais da equipe de saúde.
A partir dessa problematização a autora esclarece que visando minimizar situações em que exista discordância de comportamento correto, criou-se o código de ética da enfermagem visando auxiliar o profissional na tomada de decisões em que exista conflitos sobre comportamentos corretos e valores a serem seguidos. Então Potter cita os códigos de ética da American Nurses Association (ANA), da International Council of Nurses (ICN) e aa Canadian Nurses Association (CNA) para desenvolver esse capítulo pelo fato de todas apresentarem os “mesmos princípios básicos, como a responsabilidade, a respeitabilidade, a defesa, a sigilosidade e a veracidade”.
É possível perceber que os objetivos da autora são de instruir o futuro profissional de enfermagem com o que ele enfrentará em sua profissão e como será comum lidar com