Teste
Andreia Alexandra Ribeiro Freitas
Dissertação para obtenção do grau de mestre em Química
Júri
Presidente: Prof. Doutor Pedro Paulo de Lacerda e Oliveira Santos Orientadores: Prof.ª Doutora Maria Amélia Loureiro dos Santos Seabra Doutor Jorge Manuel da Silva Barbosa Vogais: Prof.ª Doutora Maria Matilde Soares Duarte Marques
Outubro de 2008
Agradecimentos
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Doutor Jorge Barbosa, pela oportunidade e pelo incentivo à execução deste mestrado, assim como por toda a disponibilidade e pelo apoio dispensado ao longo deste trabalho.
Agradeço à Prof.ª Doutora Maria Amélia Seabra pelo acompanhamento e pela ajuda dispensada, mostrando-se sempre disponível na partilha de conhecimentos.
Um agradecimento a todos os colegas que trabalham diariamente comigo no Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, os quais me ajudaram na execução de toda a parte experimental, em especial à Doutora Maria da Luz Ferreira, à Eng.ª Isabel Carvalho e à D. Fernanda Tavares.
Ao meu marido, aos meus pais e à minha irmã, agradeço o apoio, o encorajamento e a compreensão incondicional que sempre me demonstraram.
A todos aqueles que, não estando aqui mencionados, de alguma forma me apoiaram na realização deste mestrado.
2
Resumo
A amoxicilina é um composto farmacologicamente activo com propriedades antimicrobianas, pertencente ao grupo das penicilinas. Este composto é um dos mais importantes da classe a que genericamente se dá o nome de antibióticos beta-lactâmicos. A par com outras penicilinas semi-sintéticas, a amoxicilina foi desenvolvida com o intuito de aumentar o espectro de acção antimicrobiano, tendo em conta os compostos que existiam. Eficaz contra bactérias grampositivas e gram-negativas, revela-se mais resistente ao tracto gástrico, demonstrando, portanto, uma maior absorção quando