Trabalho de farmacia
SOCIEDADE BRASILEIRA DE TERAPIA INTENSIVA- SOBRATI
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM TERAPIA INTENSIVA
NIEDJA MARIA COELHO ALVES
Farmacêutico Intensivista: um novo profissional na UTI
JOÃO PESSOA- PB
2012
NIEDJA MARIA COELHO ALVES
Farmacêutico Intensivista: um novo profissional na UTI
Tese apresentada a Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Terapia Intensiva.
Orientador: Dr. Douglas Ferrari
João Pessoa- PB
2012
“O farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe ungüentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra”
Eclesiástico 38-7
RESUMO
Atualmente, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) reúnem diversos profissionais de saúde, de diferentes formações e conhecimentos específicos, trabalhando em conjunto para garantir a integralidade do cuidado ao paciente. Neste contexto, a figura do Farmacêutico Clínico surge para integrar a equipe com seu conhecimento técnico, científico e humanístico, com a finalidade de garantir economia e o uso racional dos medicamentos, sem que para isto, sem perda da qualidade e eficácia do tratamento. A inserção do Farmacêutico Clínico nas UTI enfrenta dificuldades e as principais são: inexistência de cursos para formação específica e disponibilidade de profissionais que possam assumir atividades exclusivamente clínicas, ao mesmo tempo que o hospital disponha de outros farmacêuticos para as atividades logísticas e administrativas. A intervenção farmacêutica na