Trabalho de farmacia
É o ativo utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
As três funções da Moeda
Meio de troca
Funciona como pagamento na transação de bens e serviços, por aceitação generalizada e garantida por lei.
Unidade de conta
Permite que todos os bens sejam expressos em um mesmo denominador. É o referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas e seu valor é comparado.
Reserva de valor
Poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, forma de se medir a riqueza.
Tipos de moeda
_ Moeda corrente: moeda de metal e papel-moeda (cédulas) em poder público.
_ Depósitos à vista: saldos em conta corrente aos quais se tem acesso com emissão de cheques. Também podem ser chamados de moeda escritural ou bancária.
Estes ativos tem liquidez imediata e não rendem juros. Liquidez: Capacidade do ativo converte-se rapidamente em poder de compra, isto é, podem ser utilizados imediatamente para efetuar transações.
Banco Central
_ Órgão regulador do sistema monetário.
_ Age como o banco dos bancos, emprestando recursos a outros bancos (quando necessário). Responsável por supervisionar os bancos privados para assegurar que as leis estejam sendo cumpridas com o intuito de promover práticas bancárias seguras.
_ Controla a oferta de moeda em uma economia, por meio da política monetária.
Demanda por moeda
- Demanda para transação: os agentes necessitam de moeda para efetuar suas transações.
- Demanda para precaução: os agentes tem incertezas quanto ao futuro e guardam moeda para precaver-se de eventuais compromissos não previstos.
- Demanda por especulação: os agentes esperam o melhor momento para adquirir títulos que lhes permitam rendimentos. A demanda por moeda depende tanto da renda como da taxa de juros. Quanto maior for a renda, maior será a demanda por moeda. Quanto maior for a taxa de juros, menor será a demanda por moeda.
Multiplicador de moeda
Quando um banco empresta