trabalho de extensão rural
BOVINOCULTURA DE LEite
MONTES CLAROS/MG
Junho-2013
Importância da atividade
O leite e seus derivados representam uma das principais fontes de proteína e cálcio na dieta da população brasileira, especialmente para classes de menor poder aquisitivo. Além disso, a atividade leiteira caracteriza-se por ser grande geradora de emprego, renda e tributos.
As condições climáticas do País permitem que a bovinocultura de leite seja desenvolvida em todo o seu vasto território, adaptada às peculiaridades regionais, de forma atomizada e, predominantemente, por pequenos e médios produtores. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou no País 1,8 milhão de propriedades leiteiras. A pecuária de leite está presente em aproximadamente 40% das propriedades rurais do Brasil.
Admitindo-se que a produção primária ocupa mão-de-obra de, pelo menos, duas pessoas por propriedade, pode-se afirmar que somente esse segmento da atividade leiteira gera 3,6 milhões de postos de trabalho permanentes.
Objetivo
O objetivo primordial da pecuária leiteira é alcançar a máxima produção de leite por dia de vida da vaca, a um mínimo custo alimentar (MOTA; SANTOS, 2012).
Pressupondo-se que a pecuária leiteira no Brasil seja gerida pelos princípios da eficiência econômica, seu objetivo é, portanto, a maximização de lucros ( FERREIRA Jr.; TEIXEIRA, 2012).
A produção de leite e seus derivados, tendo o papel importante no suprimento de alimentos.
O manejo reprodutivo dos animais tem por objetivos estabelecer ou restabelecer a lactação, manter elevada a porcentagem de vacas em lactação, minimizar os custos com animais improdutivos, maximizar a produção de leite por vaca por ano, produzir novilhas geneticamente superiores às mães, promover aos animais facilidade durante o parto através da escolha adequada do touro correspondente a certa raça ou categoria animal, dentro