geografia
Há consenso de que a Comunicação, na acepção ampla do termo, traz inúmeras contribuições, para se alcançar o tão desejado desenvolvimento sustentado do setor agropecuário, destacando-se, dentre elas, a que fala mais de perto do principal objetivo da Extensão Rural: trabalhar a fim de que produtores rurais e suas famílias participem do seu próprio desenvolvimento, aprendendo a identificar seus problemas e a debater, entre si, as experiências para a solução dos mesmos, sem falar da geração de emprego e distribuição da renda.
No Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, a comunicação deve, pois, ajudar na educação informal dos agricultores e, uma vez se conscientizando de seu importante papel, sentem-se mais seguros na condução de seus empreendimentos agrícolas. Na verdade, a Extensão Rural precisa colaborar, num trabalho com outros órgãos públicos e privados, para a solução dos problemas do homem e da terra, com vistas à melhoria de suas condições de vida.
Para a Extensão Rural, o produtor rural não deve ser, apenas, um homem para cultivar lavouras e criar animais. Assiste-o consciente de que ele é, sobretudo, uma pessoa, um chefe-de-família, um cidadão, um membro de uma comunidade e participante do desenvolvimento socioeconômico e cultural do meio em que vive.
Daí, a importância da comunicação que desperta, nos extensionistas, nos agricultores e famílias assistidos, a consciência de que o trabalho de Extensão Rural não é, simplesmente, quebrar a resistência do homem do campo, como que o obrigando a adotar práticas agropecuárias e gerenciais. E, para se obter êxito, no tocante à filosofia de ação, aos objetivos e às metas da empresa, e à eficácia em sua comunicação, com os clientes interno e externo, é de essencial importância a participação de todos os dirigentes e servidores.
Importante frisar que a Comunicação, além de um instrumento de divulgação e promoção, é peça importante e fundamental, quando