trabalho de etica
TRABALHO DE ÉTICA
ALUNA: SUSI MAXIMO DA COSTA
CURSO- Serviço social-ead
LIBERDADE –O princípio do código de ética profissional.
A liberdade é inerente a ética se o homem não for livre para agir conforme seus preceitos ,ou mesmo se não for livre para formulá-los , não há sentido ético em sua vivencia pessoal ou coletiva.
A liberdade é um princípio ético fundamental em busca de uma sociedade mais justa , mais humana , uma vida melhor para todos.
Há a possibilidade de cumprir ou não as normas; as regras e normas morais visam de certa forma conduzir a vida em sociedade , mas a liberdade também se faz presente quando se opta por viver ou não de maneira que estabelece o senso comum.
Assim Valles (1986) Afirma “todas as doutrinas éticas se articulam entre dois extremos que tornam a ética impossível. Se alguém afirma que o determinismo é total então não há ética, pois a ética esta relacionada com as nossas ações a qual temos total liberdade, se acreditarmos que é determinado e tudo está escrito o sentido de liberdade se perde.
Para o enfrentamento das novas expressões da questão social , o serviço social vai a luta de um ajustamento em seu código de ética, ganha nova versão em 1993, reafirmando os seus valores fundamentais , a liberdade e a justiça social.
A democracia é tomada como valor ético –político central. Preservando os direitos e deveres profissionais , a qualidade de serviço e a responsabilidade diante dos usuários.
UM DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.
Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes autonomia , emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
O assistente social tem liberdade na realização de seus estudos e pesquisas , assim como ao usuários na escolha da participação ou não delas.
Garantir a plena informação e discursão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas , respeitando demograticamente as discursões dos usuários mesmo