DIREITO EMPRESARIAL 1
CST – GESTÃO PÚBLICA
EDUARDO VILAR – RA 6746351991
ROGERIO DOS SANTOS MACHADO – RA 7502564920
ANDRE GONÇALVES RODRIGUES – RA 7747671905
ALESSANDRA DA SILVA PEREIRA – RA 7535608413
NARA ROSANA PIMENTEL CRUZ - RA 8345775578
NOVEMBRO - 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem a finalidade de relacionar os aspectos apreendidos em aula sobre o direito empresarial assim como as diversas áreas do direito comercial, reconhecer e definir problemas, equalizar soluções, transferir e equalizar conhecimento proporcionando uma parceria com a empresa estudada.
Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
DIREITO COMERCIAL E EMPRESARIAL
De acordo com Soares (1998) direito comercial é o ramo do direito privado que estuda as normas que regulam os atos necessários às atividades dos comerciantes no exercício de sua profissão, bem como os atos pela lei considerados mercantis, mesmo praticados por não comerciantes. O direito comercial é o direito dos comerciantes e dos atos de comércio podendo ser dividido em terrestre, marítimo e aeronáutico. Tem como características:
- Simplicidade: Menos formalista
- Cosmopolitismo/Internacionalidade
- Onerosidade: Comerciante busca o lucro
- Elasticidade: Caráter mais renovador, dinâmico
- Fragmentarismo
Segundo Anan Junior e Marion (2013) o direito comercial é o ramo do direito que cuida e suporta a atividade econômica de fornecimento de bens ou serviços a que podemos denominar de empresa. Tem o objetivo de estudar casos para a superação de conflitos que envolvem empresários ou relacionados a empresas.
No mesmo