Balan O Patrimonial
É a principal demonstração contábil.
Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma vez só todos os bens, valores a receber a pagar em determinada data.
O Balanço Patrimonial (BP) é constituído de suas colunas: a coluna do lado direito, denominada Passivo e Patrimônio Liquido, a coluna do lado esquerdo, denominada Ativo. A razão de se atribuir o lado esquerdo para o Ativo e o direito para o Passivo e Patrimônio líquido é mera convenção. Pela Le das Sociedades por Ações, o lado direito é denominado apenas Passivo.
Ativo: São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou benefícios futuros para a empresa.
Bens: máquinas, terrenos, estoques, dinheiro (moeda), ferramentas, veículos, instalações etc. coisas úteis que trazem benefícios para o negocio.
Direitos: contas a receber, duplicatas a receber, títulos a receber, ações, depósitos em contas bancárias (direitos de saque), títulos de credito, etc.
Passivo: O Passivo compreende basicamente as obrigações a pagar, isto é, as quantias que a empresa deve a terceiros: contas a pagar, fornecedores, salários a pagar, financiamentos a pagar, são algumas das obrigações assumidas normalmente por uma entidade.
Patrimônio Líquido: Evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. A aplicação inicial dos proprietários (a primeira aplicação). Muitos definem Patrimônio líquido como a diferença entre o Ativo e o Passivo de uma entidade em determinado momento.
Componentes do Ativo:
→Ativo Circulante: O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização em curto prazo, como adiantamento a