Fichamento de História - Benévolo
Nome: Ivy Candace RA: 4857231
Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina: História Professora: Silveli
Fichamento: "História da Arquitetura Moderna". Leonardo Benévolo.
17. OS PROGRESSOS DA ARQUITETURA NA EUROPA ENTRE 1930 E 1940
O conflito entre o movimento moderno e os regimes autoritários é o fato mais significativo desse período.
1. Os mestres alemães na Inglaterra e o renascimento da arquitetura Inglesa
“Dentre os arquitetos alemães hostilizados pelo nazismo depois de 1933, alguns reagem acentuando seu radicalismo político – como Meyer, May, Taut – concentram-se na urbanística e encontram um novo campo de trabalho na Rússia, onde logo depois entram em choque com o regime stalinista. Outros têm uma reação quase oposta, tais como Mies van der Rohe, _ que elimina de sua arquitetura toda referência social; chegando às raias do formalismo.” (pág. 561)
Estes arquitetos e alguns projetistas ingleses introduzem polemicamente na Inglaterra o repertório moderno europeu, mas segundo Benévolo, suas obras são apenas maré de modernismo formalista.
Para Benévolo a contribuição de Gropius apesar de ser menos visível, se destaca com mais importância em longo prazo. Ele principia na Inglaterra com muita prudência, não se preocupando com impor sua personalidade nem com repetir as experiências da Alemanha, mas esforçando-se por assimilar e elaborar metodicamente as características do ambiente britânico.
Começa-se a pensar também na relação do edifício para o ambiente. Que ordena e orienta a composição do bairro.
Em 1937 acontece uma discutida exposição em Londres atraindo o interesse do grande público. Trata-se de uma pequena minoria que aceita as teses do movimento moderno. Neste período se estabelece o ponto de partida para os extraordinários desenvolvimentos que virão a seguir, quando o housing britânico servirá de exemplo a todo o mundo.
2. Os resultados das pesquisas marginais na França e na Itália
“Le Corbusier é, nos anos