Desenhos e formas urbanas no século xix
FAU – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ARQ027-História da Arquitetura e Urbanismo II
PROFESSORA: Marcia Sant’anna
ALUNO: Victor Borges Calmon
FICHAMENTOS
Salvador, 19 de fevereiro de 2013.
TEXTO 1
LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Desenho e formas urbanas no século XIX. In: Lamas. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2000. p. 203-227.
José Manuel Ressano Garcia Lamas é arquiteto, nascido e formado em Lisboa, Portugal, e doutor em urbanismo (Aix-en-Provence, França, e Lisboa). Autor do conhecido livro Morfologia Urbana e Desenho da Cidade, é Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Realizou numerosos projetos de arquitetura e planos de urbanismo, tendo recebido, em 1997/98, o “Prêmio de Mérito Especial” do Conselho Europeu de Urbanistas.
Desenhos e formas urbanas no século XIX
O século XIX é marcado tanto pela continuidade da cidade clássica e barroca, quanto pelo desenvolvimento de novas formas urbanísticas adaptadas às novas realidades que vão surgindo, dando base pra estrutura da cidade moderna. Industrialização, crescimento demográfico, criação de novos meios de transporte, demanda de novos equipamentos urbanos são alguns dos fatores que impulsionaram essas mudanças nas configurações das cidades. A primeira grande ruptura que se dá é que a cidade deixa de ser algo delimitado para alastrar-se pelo território, ao mesmo tempo em que no mesmo século foram produzidas morfologias urbanas características da cidade tradicional e tardo-barroca.
Vemos nesse século a continuidade do barroco e o aperfeiçoamento da cidade burguesa. Tendências clássicas como o sistema de traçados, quarteirões, ruas, praças são inovados e recebem novas incorporações como jardins e parques, órgãos de equipamentos e serviços, como hospitais e escolas. O desenho do urbanismo clássico barroco é