Evolução do desenho urbano
3O. SEMESTRE NOTURNO
EXERCÍCIO 05 – ECOURBANISMO/ EVOLUÇÃO DO DESENHO URBANO ASSOCIADO AO
DESENHO DA PAISAGEM
Baseado na aula “Como as cidades resolveram seus problemas socioambientais”
Trabalho em grupo – 2 pessoas
Uma das principais transformações ocorridas no mundo, no último século, foi o aumento da população urbana, configurando atualmente, mais da metade da população mundial. Segundo Bursztyn (1994), a expansão urbana acabou por criar deseconomias de aglomeração e inverter o sentido das externalidades
(as quais passam a ser negativas), que se apresentam materialmente como degradação do meio ambiente urbano: contaminação das águas; produção excessiva de calor, gases e partículas, que permanecem em suspensão; uso irrestrito do automóvel, queimando combustíveis fósseis; e geração de dejetos industriais e domésticos não recicláveis pelos sistemas produtivos, nem biodegradáveis pela natureza. As cidades dos países hoje considerados industrializados venceram seus problemas urbanos locais a partir de intensas práticas e teorias urbanísticas aplicadas ao longo do século XX. Atualmente nestes locais se verifica uma preocupação em resolver os impactos que as cidades causam ao meio ambiente no âmbito global.
O processo de urbanização pelo qual as cidades dos países em vias de desenvolvimento estão passando pode ser comparado ao período pós-industrial do final do século XIX nos países industrializados, marcado pela expansão urbana em meio a condições humanas muito precárias.
Tais problemas urbanos da época podem ser considerados atuais como os enfrentados pela Agenda
Marrom: pobreza; falta de moradia, coleta de lixo, rede de água e esgoto; ruas estreitas impedindo a circulação de ar e do sol; moradias amontoadas; poluição e falta de espaços para lazer; degradação do ambiente urbano e dos recursos naturais.
Ao fazer a comparação entre os processos de urbanização é importante ressaltar que as viradas dos