Mestre
1 – INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 – O MULTÍMETRO
O multímetro é um instrumento com múltiplas funções utilizado frequentemente nas bancadas de trabalho em eletrônica. Permite medir tensões e correntes alternadas e contínuas, resistências, capacitâncias, indutâncias, frequências, testar diodos e transistores e alguns modelos de multímetro, permitem até medidas de grandezas não elétricas como, por exemplo, a temperatura.
1.1.1 – O multímetro como voltímetro
O multímetro pode ser utilizado como instrumento medidor de tensões elétricas (voltímetro). Para tanto, deverá ser preparado para a medida. É importante que se saiba previamente se a tensão é alternada (CA ou AC) ou contínua (CC ou DC) e também qual o máximo valor possível da tensão no circuito, para escolher a faixa correta de leitura do instrumento. Neste experimento será utilizado um instrumento digital, porém existem também instrumentos analógicos, com mostrador de ponteiro. As figuras a seguir mostram como conectar o instrumento corretamente ao circuito para fazer as medidas de tensão nos resistores.
Como se pode observar, nas medidas de tensão deve-se conectar o medidor em paralelo com o elemento no qual se deseja a medida. Como o instrumento deve ser sempre ligado em paralelo, sua resistência interna tem valor elevado para que o instrumento não provoque alterações significativas na(s) corrente(s) do circuito.
1.1.2 – O multímetro como amperímetro (ou miliamperímetro)
O multímetro pode ser utilizado como instrumento medidor de correntes elétricas quando é selecionado corretamente como amperímetro
(ou miliamperímetro). Para tanto, deverá ser preparado para a medida. É importante que se saiba previamente se a tensão é alternada (CA ou AC) ou contínua (CC ou DC) e também qual o máximo valor possível da corrente no circuito, para escolher a faixa correta de leitura do instrumento. Neste experimento será utilizado um instrumento