Trabalho de Etica
Um espaço elaborado pelos estudantes dos cursos de Gestão e Contabilidade e Finanças, na recomendação do docente Eurico Navaia, da disciplina de Ética e Responsabilidade Social, concretamente ao tema “conceitos e antecedentes históricos da responsabilidade social”.
No presente trabalho iremos de forma sumária deslindar o conceito, bem como os motivos históricos que levaram ao surgimento da Responsabilidade Social.
Esperamos que esta ferramenta seja importante para a vida pedagógica, académica e para o bem-estar social conforme a responsabilidade social no âmbito filantrópico.
Importa frisar desde já que a Responsabilidade Social é uma expressão que se tornou recorrente no final do século XX, principalmente vinculada ao contexto empresarial.
Conceito
Várias são as definições de diversos órgãos, instituições e académicos, contudo o termo “Responsabilidade Social” é sempre aplicado de forma vaga, nunca definido com rigor, implicando em uma subjectividade que por vezes tende a distorcer seu real significado.
Embora a Responsabilidade Social possa ser definida, genericamente, como o comportamento ético do indivíduo e das instituições para com a sociedade; a sua complexidade não se restringe a esta conceituação simplista.
Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os