Trabalho De Estrat Gia
1.1 SÓCIO-CULTURAL
A importância do estudo do comportamento do consumidor tornou-se evidente quando o marketing substituiu a perspectiva das vendas nas empresas, por volta de 1960. Até então as empresas cuidavam de produzir e os consumidores consumiam, enquanto grandes e persuasivas equipes de vendas cuidavam de alavancar vendas.
O estudo do comportamento do consumidor cumpriu com o propósito de estudar a reação dos consumidores às mensagens promocionais e a compreensão dos motivos das decisões de compra. No final dos anos 1960 se intensificou como um campo distinto de estudo, mas ganharam importância e reconhecimento a partir da década de 1990, devido a fatores como o aumento da competitividade e da concorrência, a necessidade de acompanhar a evolução dos valores, gostos e desejos da sociedade, e o interesse em identificar motivações e detectar oportunidades de mercado.
Segundo Engel, Blakwell e Miniard (2000), o processo de tomada de decisão do consumidor começa pelo estágio do reconhecimento de necessidade, passa pela busca de informação que o cliente processa e avalia, ao passo que, após efetuar a compra, o consumidor consome e avalia a alternativa de pós-consumo, para aí sim enfrentar as decisões de descarte sumário, reciclagem ou remarketing. Entretanto, nem sempre os consumidores se engajam no processo de cinco passos de tomada de decisão de compra. Dependendo do nível de envolvimento e da importância pessoal, social e econômica da compra para o consumidor, ele pode pular algumas etapas em direção à compra (PINHEIRO, 2006).
As fraldas descartáveis foram criadas pelo engenheiro químico Vic Mills que trabalhava na Procter & Gamble, em 1956. A idéia do produto surgiu depois de uma viagem de férias, ao observar a dificuldade que se tinha nos cuidados com um bebê (seu neto). Era muito trabalhoso trocar as fraldas de pano e lavá-las, foi então que ele resolveu buscar uma alternativa que solucionasse esse problema.
A partir