A Estrat gia como Processo de Trabalho
Aluno: Vinicius Alencar de Moraes
A Estratégia como Processo de Trabalho
A globalização e o acirramento da competição pressionaram as organizações geograficamente dispersas pelo mundo a encontrarem novos modelos e práticas de negócios que as tornassem mais competitivas (GUPTA e GOVINDARAJAN, 2002). Segundo Melin (1992), formular estratégia está relacionado com a mudança de perspectiva e ou posicionamento (MINTZBERG, 1987). A internacionalização como processo de aumentar o envolvimento nas operações internacionais inter fronteiras compreende ambas as mudanças, a de perspectiva e a de posicionamento, representando grande dimensão no processo de estratégia corrente para a maioria das empresas de negócios. Segundo Kim (1999), na economia do conhecimento, a estratégia deve se concentrar na expansão dos mercados existentes ou na criação de novos, não apenas bater a concorrência. Nesta nova visão de estratégia, Hamel e Prahalad (1994) enxergavam a estratégia como um processo de arquitetura e antevisão, competindo por oportunidades ainda não exploradas e advindas de processos menos estruturados e regrados.
Após a apresentação das principais abordagens utilizadas no estudo da estratégia, nesta seção são explorados significados da estratégia, como as estratégias são formadas, formuladas pelo planejamento estratégico está relacionado ao processo de trabalho. Na abordagem do processo de estratégia e no livro ascensão e queda do planejamento estratégico (MINTZBERG, 1994), o autor apresenta a sua própria definição sobre o que é planejamento e por que ele é importante, após considerar diversas alternativas, enquanto que para o que é estratégia insiste na necessidade de definições variadas.
Planejamento é um procedimento formal para produzir um resultado articulado, na forma de um sistema integrado de decisões. A formalização significando decompor, articular e racionalizar os processos pelos quais as decisões