UNIVERSIDADE CORPORATIVA
1. Introdução
As Universidades Corporativas (UC) já vem sendo discutida há pelo menos 40 anos desde o lançamento da Crotonville em 1955 pela General Eletric, mas o verdadeiro surto de interesse na criação de uma universidade corporativa, como complemento estrat?(c)gico do gerenciamento, do aprendizado e do desenvolvimento dos funcionários de uma organização, ocorreu no final da d?(c)cada de 80.
As Organizações começaram a perceber que não podiam mais depender das Instituições de Ensino Superior, para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias "universidades corporativas", com o objetivo de obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem, vinculando de maneira mais estreita os programas de aprendizagem as metas e resultados estrat?(c)gicos reais da empresa.
2. Discussões Conceituais de Educação Corporativa
a) Missão, Objetivos e Princípios: Segundo análise de Meister (1999), as universidades corporativas de maiores sucessos possuem em comum a missão e isso independente de sua estrutura, ramo de atividades ou país em que atua.
Estas semelhanças na missão não mudam os seus valores organizacionais, isto ?(c), as universidades corporativas que estão nas linhas de frente do sucesso necessitam cumprir ? s metas de serviço, satisfazer e atender as expectativas das organizações, para que possam se manter competitivas no mercado.
Muito embora as universidades