Fichamento abordagem interdisciplinar do idoso
Assunto: Saúde do Idoso
Capítulo I – Interdisciplinaridade e Trabalho em Equipe na Abordagem da Pessoa Idosa nos Serviços de Atenção Básica em Saúde
O rápido processo de envelhecimento populacional verificado nas últimas décadas no País tem produzido sérios desafios para todo sistema de saúde. De sua gestão ao próprio conhecimento por parte dos profissionais, perpassando pelas peculiaridades que envolvem o cuidado da pessoa idosa, impõe-se a necessidade de saúde, nem sempre tão evidentes. (pg. 2)
Em princípio, a prática de cuidados às pessoas idosas exige uma abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, que leve em consideração a grande interação entre fatores biopsicossociais que influenciam a saúde dos idosos e a importância do ambiente no qual ele está inserido. A abordagem também precisa ser flexível e adaptável às necessidades específicas dessa clientela. A complexa inter-relação entre os aspectos físicos, funcionais e psicológicos do indivíduo, incorporando avaliação do processo da saúde e da doença as condições econômicas e os fatores ambientais. Certamente as dimensões envolvidas transcendem os limites de uma única disciplina ou categoria profissional. (pg. 6)
Comentário: É imprescindível no cuidado com o idosos a abordagem interdisciplinar, formada por diversos profissionais de modo a abarcar as diversas necessidades dessa população que exige cuidados específicos e acompanhamento especializado para obtenção de melhores resultados que possibilitem a promoção, prevenção e reabilitação da saúde.
Capítulo II – Suicídio em Pessoas Idosas
Por que o idoso comete suicídio? No final do séc. XIX, o sociólogo Émile Durkheim também fez essa pergunta, acrescentando que, mesmo no suicídio, considerado o ato mais voluntário, a sociedade tem a resposta. Segundo Durkheim, não é a mente dos sujeitos