Eventos Naturais causados por irradiação e convecção térmica
Tema: Eventos Naturais causados por irradiação e convecção térmica
Convecção: quando um fluido quente se dilata; este reduz a densidade e ascende por ser menos denso que o meio envolvente. As correntes de convecção são resultantes do fluxo de calor que faz com que o material mais quente é menos denso e ascenda à superfície. Este processo ocorre quer no núcleo, quer no manto e dele resulta uma transferência efectiva de calor do interior para a superfície da Terra.
Irradiação térmica: um terceiro modo de transferência de calor de um corpo mais quente para um mais frio é a irradiação térmica. Ao contrário dos outros dois processos, condução e convecção, a irradiação permite transferência de calor, ou calor radiante. As ondas de calor provenientes do Sol, atravessam uma grande distância, no vácuo, até chegar à Terra e transferir a ela o calor vindo do Sol.
Nome: Waleska Rebeca N:32
Nome: Vitória Rodrigues N:31
Serie: 2º ano D
Convecção do manto terrestre
Convecção dentro do manto da Terra é a força motriz da tectônica de placas. A convecção do manto é o resultado de um gradiente térmico: o manto inferior é mais quente do manto superior, e por isso é menos denso. Isso cria dois tipos principais de instabilidades. No primeiro tipo, plumas elevam-se do manto inferior, e as correspondentes regiões instáveis da litosfera gotejam de volta para o manto. No segundo tipo, placas oceânicas em subducção (que constituem a maior parte da camada térmica limite superior do manto) mergulham de volta para o manto e se movem para baixo para a fronteira núcleo-manto. A convecção do manto ocorre em taxas de centímetros por ano, e leva na ordem de centenas de milhões de anos para completar um ciclo de convecção. O manto, exatamente pr esta característica fluida de altíssima viscosidade, é tratado como um rheid.
Medições de fluxo de neutrinos do núcleo da Terra (ver kamLAND) mostram a origem de