Hanseníase
O que é?
Antigamente conhecida como lepra é uma doença infecto contagiosa causada por um micro-organismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.
Como se pega e/ou transmite Hanseníase?
Pelo ar, no contato com outras pessoas portadora da forma agressiva da doença. Transmitida, por gotículas de saliva, na fala, no espirro e na tosse.
Quando Suspeitar de Hanseníase?
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo com alteração da sensibilidade térmica (frio e calor) e à dor ; formigamento no pé(s) e na mão(s);
Diminuição da sensibilidade;
Comichões;
Queda de pêlos (em algum lugar(es) no corpo);
Diminuição ou perda total do suor (local ressecado);
Úlceras de pernas e pés.
Estágios da Hanseníase:
A maioria das pessoas que pega hanseníase não adoece, o próprio corpo elimina o vírus. A doença pode ficar encubada de 2 a 5 anos. Entre as que adoecem, apresentam manchas pelo corpo.
Há duas formas da doença, a mais leve conhecida por forma Paucibacilar – PB, onde a pessoa apresenta até 5 lesões pelo corpo e a forma mais grave, conhecida como Multibacilar – MB, onde a pessoa apresenta mais de 5 lesões pelo corpo.
Como se prevenir de Hanseníase?
A prevenção só ocorre quando pessoas infectadas com o vírus procura tratamento já nos primeiros sintomas. Quanto mais rápido se iniciar o tratamento, o vírus não se alastra, menos pessoas se infectam.
Deve se tomar a vacina BCG, o infectado e as pessoas do convívio de quem tem a hanseníase, a vacina previne a hanseníase e a tuberculose.
Como se trata Hanseníase?
O Tratamento da hanseníase é todo fornecido pelo SUS e toda unidade de saúde fornecesse o tratamento que feito por via oral. É chamado de PQT – Poliquimioterapia, com dose mensal na unidade de saúde e as doses diárias.
Hanseníase em criança:
A Hanseníase também acomete crianças, e em idade escolar, facilita a transmissão. Nas escolas, o contato direto e