competitividade
COMPETITIVIDADE
No meu entendimento, a competitividade é a habilidade que uma empresa tem de criar e implementar ações estratégicas, que lhe permitem uma condição privilegiada dos seus produtos e/ou serviços, em relação aos seus concorrentes.
Entretanto, encontrei diversos conceitos, conforme seguem abaixo:
“Uma empresa é considerada competitiva se ela pode produzir produtos e serviços de qualidade superior e custos mais reduzidos que seus competidores domésticos. Competitividade é sinônimo de um desempenho de lucro de longo prazo de uma empresa e sua habilidade de compensar seus empregados e prover retornos superiores para seus proprietários”.
“Uma empresa é competitiva quando ela é capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade maior, custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos por rivais”.
“Realizar estudos e análises sobre a performance e os principais obstáculos do setor produtivo promovendo a melhoria contínua e sustentada da competitividade da indústria nos níveis empresarial, setorial e sistêmico, a partir da gestão estratégica de informações e articulação de ações e projetos.
• Elevar os padrões de qualidade, inovação e tecnologia;
• Estimular o aumento dos níveis de investimento e produtividade;
• Ampliar e facilitar o acesso ao crédito;
• Promover melhorias de desempenho da gestão empresarial;
• Incentivar o desenvolvimento regional e de APLs;
• Estimular o crescimento de cadeias produtivas.”
“Ter um lucro razoável, e conquistar outros clientes com sinceridade e honestidade.”
“A competitividade é uma realidade que emerge da sinergia de três elementos: estrutural, empresarial e sistêmico. Juntos, produzem as condições que estimulam, suportam e estabelecem os contornos do processo competitivo.”
“A preocupação constante do empresário moderno é oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e