Competitividade
- em 2008 Michael Porter sentiu necessidade de fazer uma revisão do seu trabalho sobre as cinco forças, pois percebeu uma mudança que afeta o modelo.Inicialmente pensavam em economias de escala do lado da oferta, mas nos ultimos 15 anos ficaram muito mais importante as economias de escala do lado de demanda, o tal "efeito da rede". Criar uma rede de clientes que torne dificílimo para outra empresa penetrar seu mercado. É de fato vantagem competitiva e uma dimensão muito importante.
- para implementar uma estratégia com sucesso é preciso haver clareza e conseguir que todos na organização tenham um entendimento comum a respeito da estratégia. Portanto comunicação é uma area crucial. Todos na organização precisam entender quem é o público alvo, quais as necessidades a empresa quer atender , qual é o seu diferencial, como ela visa oferecer algo diferente e como ela se compara as rivais. O lider tem a responsabilidade de divulgar essas informações o tempo todo.
-A boa estratégia requer métricas sob medida, não basta meétricas genéricas como vendas por loja ou faturamento por funcionário. Tem que pegar a noção vaga da estratégia e transformá-la em algo que seja o mais concreto possível.
-Bons líderes devem vivenciar a estratégia, por seu modo de atuar, pela maneira como usam seu tempo. Um bom líder pode dar um passo pequeno, mas com ele transmite uma mensagem incrível sobre a estratégia - por exemplo quando ele próprio vai atender o cliente do modo que a empresa almeja.
-Bom exemplo de modelo de estratégia é a Nespresso da Nestlé, que redefiniu a noção de qualidade para certo segmento de bebedores de café expresso (os que são apaixonados por café expresso) . Ela partiu da qualidade, mas conseguiu associar conveniência de maneira inédita. Mudou também o