Competitividade
Medidas e Dicotomias
Introdução
-O conceito competitividade, mesmo que não utilizado explicitamente, sempre esteve presente nos propósitos da organização industriais.
-O conceito de competitividade varia de múltiplas formas, de acordo com a corrente teórica da economia; com a dimensão da análise; com objetivo de estudo; e com o contexto, entre outros.
-O termo competitividade tem suas raízes na biologia com a Teoria da Evolução das espécies de Darwin e Lamarck.
-O emprego do conceito de competitividade ganhou força epidêmica, especialmente no mundo dos negócios, com o crescimento da internacionalização e abertura de novos mercados. Em um nível microeconômico, competitividade é geralmente entendida como habilidade de uma firma crescer, aumentando sua lucratividade e seu mercado.
-Fatores mais subjetivos: capital humano, fatores técnicos e habilidade gerencial para manter e expandir relacionamentos internos e externos.
2-Competitividade: Produtividade X Desenvolvimento
-A competitividade pode ser vista como “a produtividade das empresas ligada a capacidade dos governos, ao comportamento da sociedade e aos recursos naturais e construídos, e aferida por indicadores nacionais e internacionais, permitindo conquistar e assegurar fatias do mercado”.
Dependendo do conceito e abordagem existem dois critérios para avaliar a competitividade. 1- Define competitividade a partir da noção de eficiência do processo produtivo. 2- Defende que a competitividade está diretamente relacionada com a participação no mercado.
Tabela 1 – Diferentes abordagens da competitividade Baseada na eficiência | Baseada na eficácia | FatoresOtimização da produção: aumento da produtividade, qualidade do processo, redução de perdas, etc. | FatoresDesempenho, participação no mercado, satisfação dos clientes, qualidade no produto, etc. | IndicadoresPreço, custo, coeficientes técnicos, parâmetros de produtividade dos fatores da indústria