Trabalho de Ensino Médio Filosofia
Professor: Carlos de la vega
Matéria: Filosofia
"Sempre acreditei que tudo oque o homem pudesse imaginar, alguém poderia construir. Hoje acredito que tudo oque o homem pode construir alguém destruirá"
INTRODUÇÃO:
A principal busca do homem sempre foi e é a liberdade, pela qual sem medir seus limites o homem sempre lutou. O homem está fadado a esta maldição, a maldição de ser livre. Livre para exercer a maior qualidade e benefício que o seu Criador lhe deu, a capacidade de raciocínio, o poder de pensar, e , consequentemente, de criar. Tais criações que por intenções e ambições ganham diferentes significados, que quase sempre se tornam opostos a sua ideia primordial, que de algum modo fere seu criador.
Homens sempre morreram, morrem e sempre morrerão. Homens sofreram, sofrem e sempre sofrerão. Homens sempre lamentaram e ainda lamentam. Homens sempre venceram, e ainda comemoram. Homens se arrependeram e ainda choram. Até porque apesar de tudo, o homem sempre pensou, criou e usou. É uma glória e uma pena vivermos em um mundo de... Homens. E é sem duvida uma grande e bela história, que contaremos agora.
O exercício da liberdade exige reflexão e, logo, tempo.
Para se compreender a relação entre a liberdade e a responsabilidade é necessário, em primeiro lugar, conhecer o que significam estas liberdades e a sua integração no contexto filosófico.
A palavra liberdade tem uma origem latina (libertas) e significa independência. Etimologicamente, a palavra responsabilidade também vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.
No senso comum, liberdade é uma palavra que pode ser definida em variados sentidos (liberdade física, liberdade civil, liberdade de expressão…). Filosoficamente, a liberdade, e mais concretamente a liberdade moral, diz respeito a uma capacidade humana para escolher ou decidir racionalmente quais os atos a praticar e praticá-los sem consequências extremas. É de