Trabalho de Educação
1. Conceitue Filosofia da Educação, indicando contribuições da mesma sobre a prática educativa e a formação do educador.
Quando conceituamos Filosofia da educação abordamos o ramo do pensamento que busca a reflexão sobre os processos de educação, sistemas educativos e os métodos didáticos, entretanto é importante ver na prática e como o educador é formado para este desafio. A partir do surgimento deste modelo filosófico, a discussão em relação a formação pedagógica se tornou mais relevante, pois diferentes formatos de metodologia começaram a se implantar no decorrer da formação do pedagogo como: A indagação e a busca de soluções diante de situações de ensino e aprendizado, A perspectiva do saber filosófico que utilizava a atividade própria da prática pedagógica e do agir do orientador e A nova postura da filosofia no processo formativo afim de obter uma consciência crítica e criativa na avaliação e no trabalho docente. Diante destes conceitos, podemos perceber o quanto foi importante a criação destes métodos para a nossa existência e para a humanidade posterior, pois a partir deste marco, os novos educadores já sabem que a filosofia é uma disciplina obrigatória e imprescindível na formação da sociedade, que tem como objetivo criar uma nova visão do mundo construída dentro deste processo de formação. O grande desafio é observar se essa sociedade se articulará pensando num todo. Por fim, é importante ressaltar que a filosofia e a pedagogia se relacionam na prática educativa através de discussões e compreensão no ramo educacional, porém é necessário o acompanhamento do sistema e da dimensão desta formação para não voltarmos a tempos antigos.
Bloco 2:
1. Analise, comparativamente, os pressupostos teóricos e metodológicos da escola tradicional e da escola nova.
A escola Tradicional se articulou de diversas tendências no decorrer de pelo menos quatro séculos (XVI até XX), já a escola